segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Consulte as notas do Enem por escola em 2010

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/enem/consulte-as-notas-do-enem-por-escola-em-2010/n1597203329240.html

MEC muda forma de divulgação das médias do exame. Veja em ferramenta os resultados de todos os colégios e o ranking dos com mais de 75% de participação de alunos


iG São Paulo e Brasília | 12/09/2011 03:00
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A pouco mais de um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, os resultados por escola da avaliação de 2010 foram divulgados pelo Ministério da Educação com uma novidade. Pela primeira vez desde que um levantamento desse tipo foi feito em 2006, a taxa de participação de alunos de cada instituição é conhecida.


A pouco mais de um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, os resultados por escola da avaliação de 2010 foram divulgados pelo Ministério da Educação com uma novidade. Pela primeira vez desde que um levantamento desse tipo foi feito em 2006, a taxa de participação de alunos de cada instituição é conhecida.
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O iG fez uma ferramenta que apresenta as médias das notas dos alunos nas provas objetivas (nas quatro áreas do conhecimento), na redação e totais (objetiva e redação) de todas as escolas brasileiras que tiveram candidatos no exame. Ao consultar pelo nome do colégio, pela rede de ensino (pública ou privada) ou pelo Estado, é possível ver também qual percentual de alunos de cada instituição fez o Enem. Com base na mudança na divulgação dos dados realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que organiza o exame, também foi elaborado um ranking dos melhores e dos piores desempenhos de 4203 escolas.
Para evitar comparações entre instituições com níveis de participação muito diferentes, o iG optou por reunir na lista que leva em conta as médias totais dos alunos apenas os colégios com mais de 75% de alunos participantes. Aparecem sem conceito (S/C) na tabela as escolas que tiveram menos de 10 estudantes no Enem ou menos de 2% de taxa de participação.
“A preocupação dos técnicos do Inep era passar um dado sem tratamento à sociedade, que leva a erro. Recomendamos que não seja esse (a nota da escola no Enem) o único critério para que os pais escolham as escolas dos seus filhos. Embora seja um resultado importante, que qualquer um levaria em conta, a escola possui outras dimensões que não são avaliadas pela prova. Queremos (com a mudança de divulgação) agregar mais informação para que essa decisão seja tomada com mais cautela. É um subsídio a mais aos pais”, explica o ministro da Educação, Fernando Haddad.
A ex-presidente do Inep e ex-secretária da Educação de São Paulo Maria Helena Castro concorda com a preocupação: "A faixa que mostra escolas com mais de 75% de participação é a única que eu considero, do ponto de vista técnico, que possui critério adequado para avaliar as escolas".
Ranking tem novidades entre os 10 primeiros
Nesse ranking que exclui 19.697 escolas avaliadas aparecem entre as 10 primeiras algumas instituições já tradicionais no pelotão de frente do Enem. Em primeiro, está o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, que havia perdido a ponteira no ano passado para o agora terceiro colocado Vértice, de São Paulo. Em segundo lugar está o Instituto Dom Barreto, do Piauí, que havia aparecido em 3º no ranking de 2009. O Colégio Bernoulli (4º) e o Aplicação da UFV – Coluni (8º), ambos de Minas Gerais, também já ficavam entre os 10 dianteiros. São novidades no seleto grupo o Colégio Santo Antonio (MG), que passou da 17ª posição para a 5ª, o Cruzeiro-Centro, do Rio, que tinha a 24ª posição e agora conquistou a 6ª, o Educandário Maria Goretti, que passou do 20ª lugar para o 7ª este ano, o Santo Agostinho – NL, também do Rio, que estava em 22º e ocupa agora a 9ª posição, e o Colegium, de Minas, que está em 10º e era apenas o 98º em 2009.

Média de escolas sobre 10 pontos

A média nacional dos alunos concluíntes no exame de 2010 foi de 511,21, índice que representa aumento de 9,63 pontos em relação à nota de 2009 (501,58). A meta do País para alcançar nível de desempenho parecido com o de países desenvolvidos é atingir média 600, segundo Haddad. O valor também é usado como parâmetro pelo governo federal para distribuir bolsas de estudo no exterior no Programa Ciência Sem Fronteiras.

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