quarta-feira, 11 de junho de 2014

AÇÕES DESENVOLVIDAS EM PORTO ACRE PELA COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Oi Eudmar,
 
Estou encaminhando, algumas ações realizadas pelo Municipio de Porto Acre referente a Educação Especial.
Posteriormente encaminharei mais algumas ações.
 
 
Um abraço,
 
 
Melania Rzatki
 
AÇÕES DESENVOLVIDAS EM PORTO ACRE PELA COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

                No município de Porto Acre, a Coordenação de Educação Especial está em sua fase inicial. Neste ano de 2014 é que esta Coordenação está sendo implantado, o organograma da SEMEC está sendo reformulada e criada esta Coordenação, onde a equipe é composta por apenas uma pessoa, a professora Melania Rzatki, a qual pela manhã é funcionária estadual e está lotada em uma sala de aula com a turma de 3º ano (a professora foi aprovada no último concurso da SEE) e no turno da tarde está na Coordenação da Educação Especial. Desde 2008 esta Coordenadora trabalha em sala de recursos multifuncional e sempre procurou ajudar o município em palestras e depoimentos sobre a Educação Especial. Porém somente no ano de 2013 intensificamos as ações no tocante a Educação Especial.
            Foram realizadas as palestras para os professores no intuito de conscientizá-los sobre a inclusão dos alunos com deficiência em sala de aula comum, bem como, apresentado atividades para serem trabalhadas em sala de aula comum, as principais características de cada deficiência e como adaptar o material que tiver necessidade para o aluno poder manusear.
            Nos encontros do PNAIC no ano de 2013, aproveitamos, também, para apresentar aos professores a legislação pertinente a Educação Especial e os direitos dos alunos com deficiência.
            Em nosso município contamos com apenas uma sala de recursos multifuncional, procuramos estar sempre em contato com o professor do AEE, participar das reuniões com os professores, pais e responsáveis, gestão e coordenação, quando são marcadas reuniões, bem como, ajudamos a professora no tocante a marcação de consultas para os alunos com deficiência. Realizamos uma ponte entre a escola e a Secretaria de Saúde Municipal, onde levamos os encaminhamentos a Secretaria de Saúde, eles marcam as consultas e nós retornamos com as consultas e a documentação para a escola, a qual é entregue aos responsáveis pelos alunos para levarem à consulta médica.
            Realizamos acompanhamento nas escolas em que não há sala de recursos, buscando ajudar o professor no que se refere a orientá-lo na organização de atividades e como trabalhar com os alunos com deficiência em sala de aula.
            Temos parcerias com o CAS, onde está sendo atendida a Escola Joaquim Falcão Macedo, localizada no Projeto Caquetá. Foi realizado um agendamento e a cada quinze dias uma equipe do CAS se dirigi a escola para fazer oficinas com os alunos surdos, seus familiares, professores e colegas de sala de aula.

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