Ter, 16 de Novembro de 2010 08:22 | |
Por Luana Arrais |
No mês em que o país comemora as ações e políticas públicas voltadas à consciência negra, Diadema promove na próxima quinta-feira, 18, o lançamento do projeto Povinho do Ketu. Idealizada por educadora da rede pública municipal, a professora-doutora Kiusam de Oliveira, a iniciativa é voltada ao público infanto-juvenil e consiste em programas de rádio criados para abordar a cultura africana e os saberes das comunidades tradicionais da Nação Ketu.
A realização dos programas foi possível graças a parceria com o Ministério da Cultura, a ARPUB (Associação das Rádios Públicas do Brasil) e a Ong Zulu Nation Brasil, com apoio da Prefeitura de Diadema. O projeto foi premiado na chamada de edital 2010 da ARPUB no I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos – Prêmio Roquette Pinto, na categoria infanto-juvenil. Ao todo foram produzidos seis programas de rádio que serão veiculados em emissoras públicas de todo o país associadas à ARPUB.
Por meio de contos presentes à mitologia Iorubana, os programas abordaram temas sociais importantes à cultura negra a partir de entrevistas, depoimentos e contação de histórias. De acordo com a mitologia africana, Ketu foi um reino governado por muito tempo pelo rei Oxossi, um grande caçador. É assim que o programa “Povinho” faz menção ao público alvo desse projeto (infanto-juvenil) e Ketu diz respeito à nação para qual os programas estão voltados.
A série de programas foi montada a partir de quadros que dão suporte à compreensão do tema trabalhado. Assim, no quadro a “Ciranda da vida – aprenda brincando”, será possível acompanhar o diálogo entre crianças que passam a debater um tema gerador polêmico. No momento “Entrecontos”, o programa aborda mitos afrobrasileiros recontados no livro “Omo-Oba: Histórias de princesas”, da idealizadora do programa.
Para a abordagem de casos reais voltados para a temática das relações etnicorraciais, o programa conta a experiência colhida em sala de aula a partir de relatos de professores no quadro “Censurados – Segredos Revelados”. Uma entrevista, no espaço “Bate-Papo”, reflete o tema proposto por meio de uma conversa descontraída com convidado ilustre.
A Prefeitura de Diadema promove políticas públicas voltadas à questão racial por meio de ações integradas entre várias secretarias municipais. Dentre elas, a de Educação, que trabalha permanentemente projetos de formação junto a seus educadores voltados à temática racial. Entre estes projetos está o Programa A Cor da Cultura, realizado em escolas da rede pública municipal.
Diadema está entre os municípios brasileiros que já possuem dentro de sua estrutura de atendimento social o CREPIR - Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial.
Kiusam de Oliveira é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e autora do livro infantil "Omo-Obá - História de Princesas", que entrou na lista do PNBE 2011, Programa Nacional Biblioteca na Escola, que seleciona anualmente os livros que serão adquiridos e enviados às bibliotecas das escolas públicas de todo o país. Kiusam também coordena um programa que traz a cultura africana para as escolas, visando ao combate do racismo.
Serviço:
Lançamento do Programa de Rádio “Povinho de Ketu”
Dia 18 de novembro, quinta-feira, às 19h30
Centro Cultural Diadema
Rua Graciosa, 300 – CentroTel. 4056 3366
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ESTAMOS ESPERANDO A SUA CONTRIBUIÇÃO...ASÉ