quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Projeto de Pesquisa "Produção Afro-Cultural para a Criança (PACC)",

Projeto de Pesquisa


  • "Produção Afro-Cultural para a Criança (PACC)",


  • Orientadora do projeto PACC:
    Profª. Dra. Leunice de Oliveira do
    Grupo de Pesquisa Educomunicação e Produção Cultural Afro-Brasileira (Educom Afro), da Faculdade de Educação do Campus Viamão da PUCRS
    e-mail: leunice.oliveira@pucrs.br
    www.pucrs.br/viamao/educomafro

    Co-orientadora do projeto PACC:
    Profª. Dra. Sissa Jacoby do
    Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), da
    Faculdade de Letras do Campus Central da PUCRS
    e-mail: sjacoby@pucrs.br
    www.pucrs.br/celin


    PESQUISADORES

    Profa. Ms. Sátira Pereira Machado do
    Grupo de Pesquisa Educomunicação e Produção Cultural Afro-Brasileira (Educom Afro), da Faculdade de Educação do Campus Viamão da PUCRS

    Maura Cristiane Santana Carneiro
    graduanda em Pedagogia, bolsa de iniciação científica da PUCRS

    Paloma Laitano
    Bacharel em Letras, bolsa de apoio técnico do CNPq


    RESUMO

    O Projeto PRODUÇÃO AFRO-CULTURAL PARA A CRIANÇA (PACC) tem sua origem numa pesquisa anterior denominada Tendências Contemporâneas da Produção Cultural para a Criança (1985-2005), que evidenciou a constatação de uma incidência maior de produtos afro-culturais oferecidos à criança, como resultado da implantação e implementação da Lei 10639/03, que inclui a temática da"História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo escolar do Brasil. 

    Considerando que a etnia negra faz parte da cultura nacional e, por extensão, tem presença e expressão na produção cultural destinada às crianças do país, esta pesquisa centra-se no levantamento e análise dos produtos afro-culturais destinados ao público infantil, após a Lei 10639/03, à luz de uma perspectiva sociocultural. 

    O Projeto dá ênfase à cultura afro-brasileira e busca identificar e analisar os novos enfoques apresentados pela produção afro-cultural, a partir da eleição de determinados segmentos e, dentro de cada um deles, de um corpus específico, tendo em vista a amplitude do tema e a diversidade de itens passíveis de estudo.

    Este estudo também visa situar o papel da literatura infantil na emancipação da criança e no reconhecimento da cultura negra como formadora da identidade do povo brasileiro, estabelecendo um diálogo com a internet, o cinema, o rádio, atevê, o jornal, as histórias em quadrinhos, o desenho animado, o brinquedo, a ilustração, etc. Desse modo, o corpus a ser descrito constituir-se-á em importante subsídio como fonte para professores da rede de ensino e estudantes das áreas de Letras, Educação e Comunicação.



  • ESTAÇÃO INFÂNCIAS E DIVERSIDADE: A mediação do professor entre a criança e as produções audiovisuais


  • Pesquisador Orientador:
    Prof. Dr. Afonso Strehl - Faculdade de Educação

    Pesquisador Parceiro:
    Profª Ms. Rita Tatiana Erbs – Doutoranda em Educação do PPG da Faculdade de Educação

    Pesquisador Parceiro: 
    Profª Rosilaine Menezes – Mestranda em Educação do PPG da Faculdade de Educação

    Pesquisador Parceiro:
    Prof. Ms. Aurélio Athayde Rauber – SENAI - RS

    Bolsista:
    Vanessa Aparecida Pacheco Bastos

    Resumo
    Este projeto tem por objetivo central a investigação das percepções que alunos e alunas do 2° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas têm sobre a diversidade, a partir de sua vivência interativa com produções audiovisuais. Por meio do diálogo entre as necessidades do universo educacional infantil e o conteúdo de produções audiovisuais, a pesquisa pretende contribuir para a definição do papel do educador como mediador da construção da auto-imagem da criança e de sua percepção da diversidade. O percurso investigativo do estudo envolverá duas fases: uma de natureza quantitativa e outra de natureza qualitativa. Os procedimentos abrangerão entrevistas em profundidade e análise textual. Tanto a fase quantitativa quanto a qualitativa orientar-se-ão pelos seguintes questionamentos indagadores:
    a) quais são os sentidos da diversidade percebidos pelas crianças através das produções audiovisuais?
    b) qual é o papel do professor como mediador da construção da auto-imagem pela criança, a partir de sua interação com a diversidade nas produções audiovisuais?
    c) que estratégias são apontadas pelos educadores no sentido de contribuir para a formação das crianças para a convivência com a diversidade? 
    Com base na constatação das diferentes percepções sobre a diversidade, buscar-se-á realizar um estudo propositivo de ações para que a escola possa intervir de forma eficaz na educação das crianças para o convívio com a diversidade.

    Palavras-chave:
    Diversidade – Infâncias – Produções audiovisuais – Mediação



  • Produção Cultural Afro-brasileira: identidades infantis forjadas pela tevê


  • Orientadora: Prof. Dr. Leunice Martins de Oliveira
    Bolsista: Eduarda dos Anjos Leal
    Bolsa de Iniciação Científica BPA/PUCRS

    Resumo
    A pesquisa “produção cultural afro-brasileira para as crianças: identidades infantis forjadas pela tevê” busca refletir sobre a construção das identidades infantis na recepção da produção cultural afro-brasileira oferecida ás crianças brasileiras através da televisão. A implantação e implementação da Lei Federal 10.639/2003, que inclui o ensino da “Historia e Cultura Afro-Brasileira” no currículo das escolas de todo o país, motivou varias ações afirmativas na mídia, que se traduzem na maior exibição dos Afro-Brasileiros na telinha. A questão norteadora reside em investigar como a televisão brasileira vem representando os afro-brasileiros e como as imagens são recebidas pelas crianças em espaços escolares. O estudo visa á análise da construção dos processos de cidadania relacionados á diversidade entre crianças de diferentes etnias Nessa perspectiva, a pesquisa contribui com a realidade social, através do estímulo ao desenvolvimento sócio-cultural e a formação da cidadania e direitos sociais, como resultado maior do processo científico.

    Palavras-chave:
    Identidades infantis, cidadania, culturas afro-brasileiras, educomunicaçao.



  • AFRO-BRAZILIAN CULTURAL PRODUCTION: CHILDREN IDENTITY MADE BY THE TELEVISION


  • The research “Afro-Brazilian cultural production to children: children identity made by the television” try to reflect about the construction of children identity in the reception of afro-Brazilian cultural production that are offered to Brazilian kids be the television. The implantation of the Federal Law 10.639/2003 that include “Afro-Brazilian History and Culture” in the curriculum of all schools of the country has motivated lots of affirmative actions on the media that translate themselves in the biggest Afro-Brazilian exhibition in the little screen. The main question lives in the investigation of how the Brazilian television are representing the Afro-Brazilian people e and how these images are received by the kids in school spaces. This study analyzes the construction of processes of citizenship related to diversities between the different ethnic group. In this perspective the research contribute with the social reality by the stimulating the social-cultural development and the citizen formation and social rights as the result of the biggest scientific process. 

    Key Words:
    Children Identity, Citizen, Afro-Brazilian cultures, Educomunicação.





  • Estação infâncias diversidades: a mediação do professor entre a criança e as produções audiovisuais.


  • Orientador: Dr. Afonso Strehl
    Bolsista: Amanda Breunig
    Bolsa de Iniciação Científica BPA/PUCRS

    Resumo
    Este projeto tem por objetivo central realizar um estudo comparativo com a pesquisa realizada no ano de 2008 com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Este projeto iniciará com a investigação das percepções que alunos e alunas da 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas têm sobre a diversidade, a partir de sua vivência interativa com produções audiovisuais. Por meio do diálogo entre as necessidades do universo educacional infantil e o conteúdo de produções audiovisuais, a pesquisa pretende contribuir para a definição do papel do educador como mediador da construção da auto-imagem da criança e de sua percepção da diversidade. 

    O percurso investigativo do estudo envolverá duas fases: uma de natureza quantitativa e outra de natureza qualitativa. Os procedimentos abrangerão entrevistas em profundidade e análise textual. Tanto a fase quantitativa quanto a qualitativa orientar-se pelos seguintes questionamentos indagadores:
    1. Quais são os sentidos da diversidade percebidos pelas crianças através das produções audiovisuais?
    2. Qual o papel do professor como mediador da construção da auto-imagem pela criança, a partir de sua interação com a diversidade nas produções audiovisuais?
    3. Que estratégias são apontadas pelos educadores no sentido de contribuir para a formação das crianças para a convivência coma diversidade?
    De posse dos dados desta etapa de pesquisa, será realizado um estudo comparativo entre o resultado das duas pesquisas.

    Com base na constatação das diferentes percepções sobre a diversidade, buscar-se-á realizar um estudo propositivo de ações para que a escola possa intervir de forma eficaz na educação das crianças para o convívio com a diversidade.

    Palavras-chave:
    Diversidades – Infâncias – Produções Audiovisuais - Mediação





  • Rede Social da Negritude: Pesquisas Basilares


  • Orientador: Dr Leunice Martins de Oliveira
    Bolsista: Daniel de Souza Santos
    Bolsa IEL/FIERGS/CNPq Programa BITEC 9ª Edição
    Patrocinador: HC Instaladora de Redes Digitais Ltda - UNIQUE IT
    Diretor Executivo/Parceiro Associado: Carlos Alberto Kalinovski Hoffmann (mestrando do Curso de Pós-Graduação em Administração da PUCRS).

    Resumo
    A pesquisa Rede Social1 da Negritude: Pesquisas Basilares, orientada pela Profª Dra. Leunice Martins de Oliveira, em parceria com a Empresa UNIQUE IT - HC Instaladora de Redes Digitais Ltda, gerenciada pelo Diretor Executivo Carlos A.K. Hoffmann, tem como Bolsista IEL/FIERGS/CNPq, Daniel de Souza Santos, do Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Popular da PUCRS, Campus Central. Resulta da cooperação entre partícipes de uma rede de conhecimentos: a Universidade, Empresa e a Sociedade Civil que, num esforço interdisciplinar, buscam a inclusão do grupo étnico-racial negro, através de uma rede de relações - sociabilidade contemporânea - mediada por computador, instituída pela intersecção entre os aspectos humanos e tecnológicos. A questão norteadora deste estudo reside em investigar como a mídia brasileira vem representando os negros e como as imagens são recebidas pelos mesmos, no Rio Grande do Sul. O principal ganho para a empresa do projeto UNIQUE-IT é evitar que ela lance um produto/serviço (portal de internet) no mercado que a população alvo não queira. A Rede Social (digital) será dirigida para um publico especifico de nicho e por isto devera ser objeto de estudo prévio, através deste projeto, diminuindo os riscos inerentes ao processo. A importância desse estudo para a empresa também se deve ao fato de que a Rede Social necessitará de receitas de publicidade e das decorrentes do tráfego de pessoas em suas páginas. 

    Este estudo está intimamente ligado com a construção das identidades culturais e considera a diversidade como um problema central na constituição de sujeitos nesse novo tempo. A pesquisa pretende intervir na realidade social, estimulando ao desenvolvimento sócio-cultural e a formação da cidadania e direitos sociais como uma proposta inovadora em rede, conectando pessoas com as mesmas motivações (RECUERO, 2009). Desta forma é importante investir em diferentes formas de abordar a temática étnico-racial, neste caso específico empregando ferramentas tecnológicas com o objetivo de gerar novos mecanismos e/ou estratégias para a veiculação desta questão na mídia. Pretende-se para tanto subsidiar através de pesquisa de opinião e de impacto cultural a criação da rede social eletrônica da negritude (RSN). A RSN será responsável pela interação, integração e inclusão social da identidade negra brasileira, através de site especifico, promovendo o potencial criativo das relações entre grupos e contextos culturais diversos. A pesquisa será de cunho qualitativo. A unidade de estudo da pesquisa são os estudos de recepção nas mídias pelos afro-descendentes. A unidade de análise são os negros(as) do RGS que possuem, em qualquer grau, contato com a internet. A coleta de dados prevê a utilização de questionários e entrevistas. Pela análise de dados se estabelecerá temas, assuntos, conteúdos de relevância para os negros, e buscar-se-á transpô-los para o ambiente virtual.

    1 Entende-se por Rede Social: quando uma rede de computadores conecta uma rede de pessoas e organizações (Recuero, 2009).


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